segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Praia de Bruce, Arquipélago dos Bijagós, Guiné-Bissau

Não tem resorts, piscinas por perto, nem sequer estradas alcatroadas ou trânsito automóvel, mas é uma das minhas praias de sonho. É  bastante isolada, sendo apenas frequentada por alguns locais que habitam em tabancas próximas (aldeias com casas de adobe e tecto de colmo, ou nos casos mais recentes - zinco) e um ou outro curioso esporádico. Tem um carro (o único da ilha!) que poderá fazer o serviço de o trazer à praia desde o lado oposto da ilha, a cerca de 15 quilómetros percorridos em cerca de meia hora, dada as condições da estrada. Tem também um homem encantador, que vive numa casa abandonada por portugueses que lá viviam, e sendo aparentemente o único habitante,  trata os visitantes com a maior simpatia, gentileza e respeito deste mundo, tornando tudo possível para que tenhamos o melhor - inclusive o melhor peixe!

Refiro-me à Praia de Bruce, na ilha de Bubaque. Ilha que serve como ponto de referência de quem vem de Bissau, no Arquipélago dos Bijagós. É um arquipélago misterioso, com um povo encantador pela sua simplicidade e simpatia, praias perfeitas a perder de vista, uma vegetação luxuriante, e noites com um céu de mil e uma estrelas.

Numa das tardes somos surpreendidos pela curiosidade de um grupo de crianças. Aqui vos deixo um pequeno registo fotográfico desse momento.








 





 








1 comentário: